terça-feira, 16 de julho de 2013

Português: O que é hibridismo? - Prover ou provir; coser ou cozer? Confira as diferenças


VOCÊ SABE…

…o que é hibridismo?

Em biologia, híbrido é o ser originário do cruzamento de espécies diferentes.

Em linguagem, palavras híbridas são compostas por elementos de línguas diversas, como é o caso de automóvel e televisão. Automóvel é “aquele que move a si mesmo”: auto (do grego = a si mesmo) + móvel (do latim). Televisão é “ver à distância”: tele (do grego = distância) + visão (do latim).

As palavras decâmetro e quilograma não são híbridas, porque “deca” (=dez), “quilo” (=mil) e “metro” (=medida) vêm do grego. Não há mistura.

Por outro lado, decímetro e milímetro são híbridas. O elemento “metro” é de origem grega, mas dez e mil são de origem latina (decem e mille).

Existem exemplos de hibridismo bem curiosos: alcoômetro (álcool do árabe + metro do grego); bafômetro (bafo do português + metro do grego); burocracia (bureau do francês + cracia do grego); sambódromo (samba do quimbundo + dromo do grego)…

Com o elemento grego “dromo”, que significa “pista, lugar para corridas”, temos muitos exemplos que não são híbridos: autódromo (= pista para automóveis) e hipódromo (= pista para cavalos). É importante lembrar que os elementos “auto” (=a si mesmo) e “hipo” (=cavalo) também são de origem grega.

Já fumódromo e camelódromo são neologismos (=palavras novas) híbridos: fumo (do latim fumu) e camelô (do francês camelot) + dromo (do grego). Também interessante é o fato de “dromo”, nesses exemplos, não significar “pista”, e sim apenas “lugar”.

DICA

Formação do plural – Parte 4

Plural das palavras COMPOSTAS

3) Se a palavra composta, com HÍFEN, é constituída de um

substantivo e um adjetivo (ou adjetivo + substantivo), os dois elementos vão para o plural: altas-rodas, altos-fornos, amores-perfeitos, batatas-doces, boas-novas, boias-frias, bons-dias, cabeças-chatas, cachorros-quentes, dedos-duros, ervas-doces, guardas-civis, lugares-comuns, mamões-machos, mãos-bobas, marias-moles, matérias-primas, meias-luas, meios-fios, obras-primas, ovelhas-negras, peles-vermelhas, puros-sangues…

Observe a diferença: em LIVRO-CAIXA, LIVRO e CAIXA são dois substantivos. O segundo substantivo (=CAIXA) faz o papel de adjetivo (livro-caixa é um tipo de livro) = só o primeiro vai para o plural: LIVROS-CAIXA; em CAIXA-PRETA, CAIXA é substantivo e PRETA é adjetivo. Os dois elementos devem ir para o plural: CAIXAS-PRETAS.

4) Se a palavra composta, com HÍFEN, é constituída de um numeral e

um substantivo, os dois elementos vão para o plural: primeiros-ministros, segundos-sargentos, terças-feiras, quartas-feiras, quintas-feiras, sextas-feiras…

DESAFIO

O que é dispneia?

a)    falta de ar;

b)    dificuldade na respiração;

c)    dificuldade de digerir.

Resposta do DESAFIO:

Letra (b) = “dis” (=dificuldade, mal funcionamento) + “pneia” (=ar, respiração). Falta de ar é apneia.

Dificuldade de digerir é dispepsia.

DÚVIDAS

Leitor quer saber se as frases abaixo estão corretas:

1ª) “Que houvesse ou não existido opiniões contraditórias…”

2ª) “…todos estavam ao par das dificuldades…”

A primeira frase apresenta um erro de concordância. O verbo existir é pessoal. Isso significa que o verbo deve concordar com o sujeito (=opiniões contraditórias). O certo é “houvessem ou não existido opiniões contraditórias”. É importante observar que o verbo haver está usado como auxiliar (=ter). É o mesmo que “tivessem ou não existido opiniões contraditórias”.

O verbo haver fica impessoal (=sem sujeito) quando é usado no sentido de “existir”: “Se houvesse (=existissem) opiniões contraditórias”. Nesse caso, o verbo haver só pode ser usado no singular.

A segunda frase também está errada, pois “ao par” significa “em igualdade, em paridade”. Se “todos estavam cientes das dificuldades”, o certo é “estavam a par das dificuldades”.

3ª) Qual é diferença entre COZER e COSER?

a)    COZER é “cozinhar”;

b)    COSER é “costurar”.

4ª) Qual é a diferença entre PROVER e PROVIR?

a)    PROVER é “abastecer”;

b)    PROVIR é “vir de, originar-se”.

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