quarta-feira, 31 de julho de 2013

População




O termo população tem, consoante a disciplina a que se refere, distintas definições. Em Biologia define-se como um grupo de indivíduos que acasalam uns com os outros, produzindo descendência.1 Em Sociologia define-se como um conjunto de pessoas adscritas a um determinado espaço, num dado tempo.2 Em Estatística define-se população como o conjunto de todos os elementos ou resultados sob investigação.

Índice

1 Biologia
2 Demografia
2.1 Indicadores demográficos


Biologia

As populações de seres vivos são estudadas em particular em Biologia populacional e Genética de populações, ramos da Ecologia.

Uma espécie pode incluir uma ou mais populações separadas. Uma população pode consistir em apenas alguns indivíduos ou em milhões deles, desde que esses indivíduos de facto produzam descendência. Um grupo de indivíduos que não se pode reproduzir não constitui uma população. Assim, por exemplo, as últimas 10 andorinhas da subespécie Ammodramus maritimus nigrescens, nativa do Sul dos Estados Unidos, não constituíam uma verdadeira população, pois eram todas machos.1

Embora os indivíduos de uma população possam estar limitados a se reproduzir entre si devido ao isolamento físico, biologicamente podem reproduzir-se com todos os outros membros da espécie ou subespécie.

A densidade populacional corresponde ao número de indivíduos por unidade de área.

A capacidade máxima de uma área geográfica representa a população máxima que a área pode suportar devidamente.

Demografia

A demografia é o estudo da dinâmica da população humana. O termo se origina das palavras gregas demo= povo; grafia= descrição

População relativa, densidade populacional ou densidade demográfica é a relação entre o número de habitantes e a área do território onde se distribuem, geralmente expressa em habitantes por quilômetro quadrado. Uma área é superpovoada quando as necessidades da população excedem ou ameaçam a capacidade de suporte do meio ambiente, considerando, por exemplo, a disponibilidades de recursos naturais.

As populações são estudadas por um conjunto variado de disciplinas e sob múltiplos aspectos (dinâmica populacional, distribuição por sexo e faixa etária, nível de instrução, comportamento reprodutivo, mortalidade,natalidade imigração etc.) e com diversas finalidades.

Indicadores demográficos

Crescimento demográfico ou populacional é a variação do número de indivíduos de uma população, em um dado período de tempo.
\mathrm{\ Crescimento\ populacional} = {\mathrm{Pop.\ final}\ -\ \mathrm{Pop.\ inicial}}  (em números absolutos)
\mathrm{\ Crescimento\ populacional} = \frac{\mathrm{Pop.\ final}\ -\ \mathrm{Pop.\ inicial}} {\mathrm{Pop.\ inicial}} (em número índice)
\mathrm{Taxa\ de\ crescimento\ populacional} = \mathrm{Crescimento\ pop.} \times 100% (em percentagem)
O crescimento populacional contém um componente vegetativo ou natural (diferença entre nascimentos e óbitos) e um componente migratório (diferença entre a entrada e a saída de pessoas de um território).3 Se há redução da população, pode-se dizer também que houve crescimento negativo (taxas de crescimento negativas). As taxas de crescimento podem ser declinantes, embora positivas. Isto significa que a população está crescendo menos (não está diminuindo).

Fertilidade é o número de mulheres que podem ter filhos dentro de uma determinada área.
Fecundidade é o número de filhos por mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário