sexta-feira, 28 de junho de 2013

Jogo eletrônico de plataforma





Trailer do jogo Dustforce exibindo caracterias de plataforma, como inimigos, obstáculos, pulos duplos e pulos pela parede.
Jogo eletrônico de plataforma é o nome dado a um gênero de jogos de Video-game em que o jogador corre e pula entre plataformas e obstáculos, enfrentando inimigos e coletando objetos bônus. Alguns dos mais conhecidos e difundidos exemplos destes tipos de jogos são o Super Mario Bros. e o Sonic the Hedgehog. Este gênero atinge diretamente o publico infantil e vários representantes do publico jovem e adulto também. São jogos que requerem um pouco mais de tempo do usuário, uma vez que o jogador só consegue prosseguir no jogo se atingir algumas metas, o que acaba exigindo muitas vezes um pouco de treino.

As séries de jogos de plataforma mais famosas são Mario e Sonic. Outras franquias de plataforma incluem Donkey Kong, Crash Bandicoot, Prince of Persia, Castlevania e Mega Man.

História

Era de Single screen

Jogos de plataforma apareceram primeiramente no início da década de 1980, quando vários gêneros de video game estavam apenas começando a tomar forma. Por causa das limitações técnicas da época, os primeiros exemplos eram limitados à campos de jogo estáticos, geralmente vistos de perfil. Embora os jogos de plataforma ofereciam um novo tipo de jogabilidade, eles ainda pegavam muitas coisas de jogos anteriores. Frogs, um jogo de arcade lançado pela Gremlin em 1978, foi o primeiro jogo a ter um personagem que pulava, fazendo dele um dos primeiros antecessores do gênero.

Space Panic, lançado em 1980 para arcade, é por vezes creditado como um dos primeiros jogos de plataforma,1 mas isso não é consenso, já que o jogador não tinha a habilidade de pular, nadar, balançar-se, ou cair, e como tal, não satisfaz a maior parte da definição moderna do gênero. Entretanto, ele foi claramente uma influência para o gênero, com a jogabilidade centrada em subir as escadas entre diferentes níveis, um elemento comum em muitos dos primeiros jogos de plataforma.

Donkey Kong, um jogo de arcade criado pela Nintendo, lançado em julho de 1981, foi o primeiro jogo que permitia aos jogadores pular sobre obstáculos e buracos, tornando-o o primeiro jogo verdadeiramente de plataforma.2 Donkey Kong tinha uma quantidade limitada de plataforma nas duas primeiras telas, mas nas outras duas o componente de pulo das plataformas estava mais acentuada. O jogo também introduziu Mario, um ícone do gênero. Donkey Kong foi lançado para vários consoles e computadores da época, e o jogo ajudou a definir a posição da Nintendo como um importante nome internacional para a indústria de video games.

O quarto jogo da série foi Mario Bros, um jogo de plataforma que oferecia um jogo cooperativo para dois jogadores simultâneos. O título inspirou outros jogos populares de plataforma com cooperação entre dois jogadores, como Fairyland Story e Bubble Bobble, que, por sua vez, influenciou muitos dos jogos de plataforma de uma tela que seriam criados.

Referências

↑ Crawford, Chris. Chris Crawford on Game Design. [S.l.]: New Riders, 2003. ISBN 0-88134-117-7
↑ Donkey Kong. Arcade History (2006-11-21). Página visitada em 2006-11-21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário